top of page

O Bulldog Inglês é uma raça bem diferente. Somente o dono de um Bulldog sabe o que isto quer dizer. Você pode ter outras raças, gostar delas, mas só tendo um Bulldog é que se pode saber o que isto significa; uma forma diferente de amor e ternuna. Isto é quase impossível de entender quando não se conhece um Bulldog, ou não teve a oportunidade de estar com um, brincar com ele, ou mesmo conversar com seu dono. São cães realmente especiais.

Se em sua origem o Bulldog era considerado "um cão feroz" e usado em combates, hoje isso não passa de lenda. Mesmo com sua expressão bravia, o Bulldog é um excelente cão de companhia, muito dócil e afetuoso.

Apesar do porte físico sólido e pesado, o Bulldog pode ser um companheiro brincalhão e cheio de energia. É um cão "de boa paz", que se relaciona muito bem com crianças e até mesmo com outros cães desde que não haja "brutalidade" na convivência. É um cão muito silencioso, que late pouco e demanda poucos cuidados com seu pelo curto.

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Focinho achatado, corpo robusto, musculoso e compacto.

De porte pequeno, não precisa de muito espaço no lar e requer uma dose mínima de exercício. Por causa do formato de seu focinho, que dificulta a respiração, o Bulldog não consegue acompanhar seu dono por longas caminhadas.

A pelagem do Bulldog Inglês é curta e requer apenas uma simples escovação. O principal cuidado que o dono deve ter com um cão desta raça é não submetê-la a esforço em dias quentes.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Nacionalidade: Inglaterra

Porte: Médio

Temperamento: Dominante Treinabilidade: Rigoroso

Grau de Proteção: Moderado

Espaço Necessário: Pequeno

Altura : 35.6cm - 40.6cm

Peso Mín.: 22.7 kg Peso Máx.: 25 kg Nível de Energia: Baixo

Tipo de Pêlo: Curto Tosa: Não

Troca de Pêlo: Mínima

Exercícios Diários: 20 minutos

Cor: Castanho, Vermelho, Branco

Valor Estimado: R$ 1500 à R$ 5000

HISTÓRICO

O ancestral do Bulldog Inglês é o Molossus, cão de luta cujo nome vem de uma antiga tribo grega, Molossi. Como o próprio nome sugere, essa raça foi criada para lutar contra touros.

Acredita-se que este esporte tenha começado na Inglaterra por volta de 1204, quando o lorde Stamford, de Lincolnshire, divertia-se imensamente quando via cães de açougueiro atormentando touros.

Quando esse esporte se tornou ilegal, em 1835, o Bulldog Inglês perdeu sua função e ficou seriamente ameaçado de extinção. Mas felizmente um senhor chamado Bill George continou sua criação de Bulldogs, em 1875, formou o primeiro clube da raça na Inglaterra.

PERFIL CLÍNICO

O Bulldog Inglês apresenta algumas condições clínicas, que são:

-Problemas respiratórios: Devido à forma de seu focinho, o Bulldog Inglês apresenta dificuldade de respirar em locais muito frios ou muito quentes.

-Colapso cardiopulmonar: Ocorre quando o Bulldog Inglês é submetido a estresse calórico muito elevado. Pode leva-lo a morte.

- Dermatites alérgicas: Predisposição a vários agentes que produzem alergia.

- Cesariana: Devido à conformação de sua cabeças, os filhotes geralmente não conseguem passar pela passagem natural, sendo necessária a intervenção cirúrgica. O desconhecimento de todo este difícil processo de reprodução leva por vezes a que criadores deixem morrer crias, devido ao despreparo. Não é raro acabarem sem ninhada e sem a cadela reprodutora.

bottom of page